O uso de pneus de inverno parece criar uma opinião dividida entre os condutores. Os argumentos mais usados contra são:
As condições climáticas não são suficientemente severas.Um condutor deve desenvolver capacidades à altura das condições que enfrenta na estrada.Relativamente ao primeiro argumento, os últimos invernos demonstraram que o clima pode tornar-se bastante adverso, o suficiente para os justificar. Além disso, quem geralmente classifica os pneus de inverno como tendo sido concebidos para a neve, não considera que são benéficos no período compreendido entre outubro a abril.
O segundo ponto tem alguma validade, mas com reservas. Os pneus de inverno podem fornecer quase três vezes a tração de pneus de verão na neve, o que significa manter o controlo e a capacidade de travar. Mesmo pilotos de F1 experienciam momentos em que excedem limite dos seus pneus e experienciam episódios de aquaplanagem. Se estas condições afetam os pilotos de F1, também o afetam a si, pois não têm em conta que o seu carro, as condições que encontra e sua experiência de condução são diferentes dos outros.
Em suma: quem se manifesta contra o uso de pneus de inverno, por norma, nunca os experimentou. Mais do que isso, aqueles que os usaram - apesar do custo inicial, assim como a inconveniência de ter que comprar, armazenar e trocar um segundo conjunto de pneus – afirmam que não voltariam a conduzir durante o inverno sem eles.
Confie na experiência comprovada. Navegue na autopink-shop.pt, onde vai encontrar opções como os Goodride SW608 Pneus de inverno 185/65 R15, os Star Performer SPTS AS Pneus de inverno 185/65 R15 88H ou os Dunlop Winter Response 2 Pneus de inverno 185/65 R15 88T, de entre de muitos outros.